Doce e picante canela !!!

41

 

 

A árvore da canela é a responsável por nos  fornecer este maravilhoso condimento.  É uma árvore perene,  originária do Sri Lanka, da Birmânia e da Índia e conhecida há milênios.

Aqui no Brasil, muitas receitas, principalmente doces,  tem esta aromática e terapêutica especiaria como um dos seus ingredientes.  Na Índia ela é mais comum nas preparações com arroz ou com legumes e vegetais. 

 Possui um sabor intenso e  importantes propriedades terapêuticas.

É  frequentemente usada em preparações e medicamentos ayurvédicos. 

Tem sabor picante e doce e virya quente. É excelente para pacificar Kapha e bom para equilibrar Vata. Os indivíduos que precisam equilibrar Pitta também pode consumir canela, mas em quantidades um pouco menores.

Em ayurveda, a canela é usada para equilibrar a digestão e para pacificar distúrbios do estômago, ajuda na melhor absorção, e eliminação. Auxilia também na remoção as toxinas do corpo e melhora a circulação através do fortalecimento do coração e dos rins. 

Além disso, a canela pode ser utilizada como auxiliar no tratamento de doenças respiratórias e sinusites, bronquite e gripe. É ao mesmo tempo um expectorante e um descongestionante.  Combinada com outras ervas que aquecem como gengibre e pimenta do reino, pode ser fervida com água  para aliviar o desconforto dos  resfriados. 

No meu café da manhã ela não pode faltar, principalmente quando preparo mingau.  Costumo comprar a canela em pau e triturar em casa num moedor de café elétrico, pois assim tenho certeza que o pó esta puro, e desta forma, ainda estimulo ainda mais meus sentidos com o aroma espalhando pela casa.

Aqui no Brasil ainda não vi a canela em pau orgânica para vender, apenas em pó, e pode ser encontrada em várias lojas de produtos naturais. 

Costumo armazenar a canela sempre em potes de vidros bem vedados e protegidos da luz.  E para que as especiarias não percam ou reduzam seu sabor, aroma e propriedades terapeuticas o ideal é sempre comprar em poucas quantidades e armazenar no máximo por 3 a 6 meses. 

 

Hoje, por exemplo, este foi meu café da manhã:

Chá de capim-limao com gengibre fresco e cardamomo em pó

e um mingau com leite de coco e canela para fortalecer e acalmar meu sistema.

 

Receita Mingau de leite de coco com canela

2 colheres de sopa de aveia em flocos

2 colheres de sopa de quinoa em flocos

1 copo de leite de coco caseiro

1 colher de sopa de acucar demerara

1 colher de chá de canela em pó.

1 cardamomo

Em uma panela ja no fogo, coloquei o cardamomo e deixei por cerca de no max 1 minuto,  apenas para “acordar”a especiaria, e depois adicionei a aveia, quinoa, acúcar e leite de coco e deixei cozinhar até ficar bem cremoso.  Desliga o fogo e adiciona a canela em pó.  Bom apetite e lembre-se de consumir morninho.

Saúde…

7 impressões sobre “Doce e picante canela !!!

  • 24 de março de 2016 at 23:34
    Permalink

    Desde que meus filhos e netos começam se alimentar já faço o mingau de aveia com leite de vaca e cozinho ,:depois no prato co banana picada açúcar mascavo e canela em pó . Todos 4filhos e 11 netos sadios e inteligentes.

    Reply
  • 4 de janeiro de 2016 at 22:52
    Permalink

    Querida Laura ,sou portadora de tumor Neuroendócrino ,tenho o que os médicos chamam de Sindrome Carcinoide ,descobri agora em dezembro que também sou portadora de Esclerose Múltipla ,buscando na internet maior conhecimento em relação a Esclerose deparei com a sua história ,preciso muito de orientação para lidar com esse novo momento em minha vida .
    Já te encaminhei um e-mail também .
    Namasthe

    Reply
    • 16 de janeiro de 2016 at 11:29
      Permalink

      OI Marcia, obrigada pelo seu contato. Espero que vc esteja bem. Manda um e-mail para contato@laurapires.com.br e dessa forma posso te direcionar melhor para algum terapeuta ou medico que trabalhe com Ayurveda para te passar as orientações especificas no seu caso. Grande abraço. Laura

      Reply
  • 11 de dezembro de 2015 at 00:19
    Permalink

    Laura, a árvore é linda. Eu tenho no campo, em Lavras do Sul/RS.
    Quem sabe um dia possamos nos encontrar e eu te passar canela em pau orgânica.
    Não sei como moer. Acho que no liquidificador não seja bom.
    Eu colho e seco para consumo próprio.
    Namaste!

    Reply
  • 9 de dezembro de 2015 at 21:25
    Permalink

    Laura
    Paz & Bem

    Amei a receita ! Ideal para comecar o dia com saude!

    obrigada!

    beijus e Saude & Paz

    Reply
  • 2 de dezembro de 2015 at 18:41
    Permalink

    seria mesmo para pacificar kapha? sempre li que a canela,por ser termogênica, era indicada para esse dosha. beijinhos,

    Reply
    • 2 de dezembro de 2015 at 19:22
      Permalink

      Exatamente Erica. Canela ajuda a pacificar, equilibrar o excesso de kapha. Kapha precisa de alimentos estimulantes para ser cuidado, equilibrado, pacificado. Obrigada pelo contato.
      Saúde
      Laura

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>