Faça a sua parte…Evite o desperdício.

 

36

Seguindo a informação que postei ontem no facebook e alinhada a esta de hoje  logo abaixo (repost de @comidainvisivel)!!!
Duas receitas que faço bastante com um ingrediente extremamente desperdiçado: Ramas de cenoura.

Receita de pesto de ramas de cenoura e farofa de mandioca picante com ramas de cenoura.

As razões de tanto desperdicio de comida no país são muitas: Falhas no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento, na comercialização, e ainda na desinformação da população e dos profissionais envolvidos sobre os valores nutricionais, sabores, características, qualidade de partes importantes dos alimentos.

Um hábito da população brasileira, de normalmente, não utilizar partes não convencionais dos alimentos, que podem ser aproveitadas para preparar pratos deliciosos, além de reduzir o lixo e o problema da fome no Brasil.

A solução para este sério problema pode partir da modificação de atitudes e costumes que cultivamos em nosso lar.

Na minha cozinha, nas minhas aulas, os alunos estão acostumados a perceber, ouvir e experimentar partes dos alimentos que antes eles jogavam fora, ou descartavam na feira mesmo. Folha e talo de beterraba, folha de nabo e rabanete, folha de couve -flor, rama de cenoura, casca da abóbora, da maçã, do abacaxi entre outros

O aproveitamento integral dos alimentos significa ainda economia e possibilita a variação do cardápio que é uma grande questão. Um único alimento rende várias preparações diferentes, repleta de qualidades nutricionais importantes, além de estimular novos aromas e sabores….

Conecte-se, observe cada alimento e descubra, teste como utilizar a casca, folha, talos, semente e a própria polpa de cada substância.

Saúde e muita resposabilidade a todos…

 

 

Pesto de rama de cenoura
* 1 xic. folhas de cenoura
* 1 dente de alho pequeno
* 10 amêndoas tostadas
* sal e pimenta-do-reino a gosto
* azeite de oliva o quanto baste para dar consistência ao molho
* Gotas de limão
* 1/4 de xícara de folhas de manjericão
Bater tudo no liquidificador e colocar no recipiente. Pode usar no macarrão, numa sopa, com panqueca, com pão, com legumes assados ou no vapor.

 

Farofa de mandioca com rama de cenoura.

Ingredientes:

1 xic de farinha de mandioca

1 colher chá de oleo de girassol prensado a frio

Sal

1 colher de sopa de Semente de girassol tostada.

1 xic de rama de cenoura picada( com talos)

1 colher de café de curcuma em pó

1 colher de café de páprica picante

Em uma frigideira coloque o oleo e em seguida a farinha e as especiarias em pó, mexa bem. Adicione as ramas e regogue por cerca de 2 minutos. Desligue o fogo, adiocione o sal, as sementes de girassol e sirva em seguida

 

13343002_1208579245819055_1837909759972457894_n

3 impressões sobre “Faça a sua parte…Evite o desperdício.

  • 4 de fevereiro de 2017 at 02:10
    Permalink

    também fica ótima em um suco com maracujá ou limão e um pouco de hortelã!

    Reply
  • 30 de julho de 2016 at 04:08
    Permalink

    Laura,
    sempre procuro aproveitar as partes “nao convencionais” dos alimentos.
    Acho triste as pessoas desprezarem essas partes. É como se estivesse a “jogar” a vida que ha no alimento. Sempre gostei de cultivar algumas hortaliças. Observo como uma semente tão pequena pode se tornar algo tão maravilhoso. A vida em cada semente se transforma para nos vivificar. Leva-se dias, semanas e ate meses para desenvolver-se. Nao podemos descartar os alimentos assim tao facilmente.
    Estou adorando ter te “encontrado”.
    Andreia

    Reply
  • 7 de junho de 2016 at 18:12
    Permalink

    Que ótimo! Sempre tento inventar algum refogado com as folhas da cenoura mas nunca fica tao bom. Na próxima vou tentar esse pesto com manjericao :) Obrigada!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>