Dias frios…. Masala Chai

59Nesta estação, em que os dias mais frios começam a predominar, nada como uma bebida quente para equilibrar nosso corpo. Enquanto no Brasil nove em cada dez pessoas bebem café diariamente, na Índia o chai cumpre esse papel. Quem já foi à Índia não voltou de lá sem essa aromática experiência. Quem nunca foi já deve ter ouvido falar deste delicioso chá.

O chai é uma bebida típica da Índia. Onde quer que você vá, encontra chai para vender. Cada pessoa tem uma maneira própria de preparar, variando principalmente na quantidade de especiarias. Mas a base é sempre a mesma: chá preto de boa qualidade, leite de vaca e açúcar.

A variação mais saborosa é o Masala Chai, que é preparado com especiarias e ainda possui propriedades expectorantes, digestivas e revitalizantes. Masala? O que é isso? É uma mistura de especiarias; a usada para fazer o chai geralmente é composta por cardamomo, cravo, canela, gengibre e pimenta-do-reino, mas você pode fazer suas variações.

A receita tradicional se faz com leite de vaca, mas se você por algum motivo não pode beber, substitua por leite de amêndoas. Se está muito agitado mentalmente, ou com insônia, prefira sem o chá preto. Mas se quiser, e puder, experimentar um delicioso chai, pode seguir a receita abaixo.

Feche os olhos, inspire e permita que o exótico aroma doce e picante transporte você para um mundo distante… Abra os olhos e permita-se sentir uma nova sensação em seu corpo, em sua mente. Deguste cada sabor, cada especiaria, cada ingrediente desta quente e deliciosa bebida.

Receita de Masala Chai

Para 2 pessoas

Ingredientes:

2 colheres (sobremesa) de açúcar demerara

1 1/2 xícara de água

1/2 colher de cafezinho de cardamomo

1 cravo

1/2 colher (café) de pimenta do reino

1/4 de colher de cafezinho de gengibre em pó

1 canela em pau.

1/2 colher de cafezinho de erva-doce

1 pitada de cúrcuma

1 colher (sobremesa) de chá preto

1/2 xícara de leite integral ou de leite de amêndoas

Como Fazer

Coloque a água, a erva doce, o cravo, a canela, e o chá preto em uma panela, quando levantar fervura, desligue o fogo, adicione as especiarias em pó e deixe em infusão por 5 minutos.  Coe, adicione o açúcar e misture ao  leite já aquecido separadamente. Sirva morno.

 

Saúde e paz a todos

10 impressões sobre “Dias frios…. Masala Chai

  • 9 de agosto de 2017 at 18:30
    Permalink

    Oi Laura, muito bom esse mingau com frutas e leite de amêndoas! Você tem algum trabalho em Niterói?? Ou alguma orientação de local por aqui? Estou iniciando minha caminhada na ayurveda. Bjs e obrigada!

    Reply
  • 25 de novembro de 2015 at 11:40
    Permalink

    Adorei a receita e os ensinamentos. Fiquei com uma dúvida: caso não queira fazer com chá preto, você recomenda substituir por qual chá?
    Muitas bênçãos a você.

    Reply
  • Pingback: Mingau de aveia para o café da manhã | Laura Pires

  • 4 de novembro de 2015 at 15:34
    Permalink

    Que delícia, Laura… fiquei com uma dúvida: o leite poderia ser o de côco? Beijos!

    Reply
  • Pingback: Masala Chai | JAYA YOGA MAGAZINE

  • 6 de julho de 2015 at 01:56
    Permalink

    Olá, sou professora de Yoga, moro em Itaipava e sou super interessada em Ayurveda. Sempre tive problemas digestivos e meu dosha predominante é vata. Quando fiz meu curso de Formação em Yoga a professora servia o almoço todo baseado em culinária ayurvedica e me senti ótima. Comprei seu livro pela internet, mas ainda não chegou, mas ainda assim pratico um pouco do que conheço do Ayurveda, como horários mais indicados para fazer as refeições, atividades físicas e horários para dormir. A partir de agora vou seguir seu site. Parabéns e sucesso em sua jornada! Namaste!

    Reply
  • 1 de julho de 2015 at 13:48
    Permalink

    Querida Laura, sua receita é ótima, mas fica perfeita com algumas gotas de água de rosas ou de laranjeira. Um abraço.

    Reply
  • 27 de junho de 2015 at 01:17
    Permalink

    Deve ser uma delícia com leite de vaca orgânico. huummmmm!

    Reply
  • 24 de junho de 2015 at 17:02
    Permalink

    Vou tentar com leite de amêndoas: não suporto leite de vaca in natura!!!

    Reply
  • 24 de junho de 2015 at 16:23
    Permalink

    Ótima dica, vou experimentar.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>