Mingau de aveia para o café da manhã

aveia

 

É de manhã cedo, e o aroma que se espalha pela minha casa, diretamente da cozinha acaba por estimular todos os sentidos…

Um delicado e fortificante café da manhã mantém minha mente calma e me dá energia e vitalidade para começar o dia, sem causar agitação.

Mas o meu dia não começa por aí!!!  Por volta das 5:30 ja estou acordando e começo meus rituais para  estimular o agni (fogo digestivo), raspando a língua para remover ama ou acúmulo de secreções, praticando Pranayama, e alguns suaves asanas, meditação, e um pouco de  chá com especiarias.

De acordo com a Ayurveda, agni é a energia metabólica que ajuda o corpo a assimilar os nutrientes, eliminar o que ele não precisa, gerar calor, e transformar a matéria física nas formas mais sutis de energia que o corpo necessita para a vitalidade.

No início do dia, nosso Agni esta mais fraco, e não é fácil para a maioria dos corpos digerir alimentos pesados como pães, ovos,queijos, leite gelado, iogurte com frutas, etc. . Ayurveda recomenda uma refeição de fácil digestão que nutre o corpo, fornece  o combustível que necessita, sem sobrecarregá-lo.

Isso significa consumir algo morno, cozido, bem temperado, saboroso,  com ênfase em cereais quentes e frutas cozidas.

Eu adoro começar meu dia com um delicioso e nutritivo mingau. Vou sempre variando as frutas, as especiarias e o tipo de leite.  Intercalo  com maças, peras, banana, uva passa, damasco, tâmaras, leite de coco, de amêndoas, de arroz ou até mesmo água.  Vou sempre analisando minhas sensações, o clima, o meu agni e faço as alterações necessárias.

Experimente também, respeitar o seu corpo, as suas necessidades, a sua vida…

Boa semana a todos…

 

Receita de Mingau  (porção para 1 pessoa)

3 colheres de sopa de aveia em flocos

1 colher de sobremesa de mascavo

1 cardamomo

1 banana picadinha

2 xícaras de água.

1 pitada de canela em pó

1 pistilo de açafrão 

 

Em uma panela coloque as sementes de cardamomo e leve ao fogo por cerca de 1 minuto, adicione o pistilo, a aveia,o mascavo,  a banana e mexa bem. Coloque a água e deixe cozinhar até começar a ficar bem cremoso.  Desligue o fogo, adicione a canela e sirva morno.

 

E se quiser pode ainda preparar um delicioso Chai com leite de amêndoas para acompanhar…

Tem a receita aqui nesse link – Chai 

Bom dia e bom apetite!!!

 

12 impressões sobre “Mingau de aveia para o café da manhã

  • 23 de agosto de 2017 at 22:45
    Permalink

    Amo ayurveda,suas receitas e o mingau fica delicioso e fico alimentada por um bom tempo pela manhã. Acho aconchegante e confortável para o inicio do meu dia!

    Reply
  • 16 de maio de 2017 at 20:54
    Permalink

    Passando para dizer que viciei na receita de mingau de aveia com pera, leite de coco e passas que tem no seu livro. É tão maravilhoso que se deixar como todos os dias. Depois vou tentar variar as frutas. Vou tentar essa com banana também. :)

    Reply
  • 24 de abril de 2016 at 23:40
    Permalink

    Laura amo tudo sobre ayuverda e te acompanho desde o início da sua jornada e adoro ler e reler Pois acho impressionante as viradas e surpresas que a vida nos mostra e nos doa e é tão admirável onde vc está agora as conquistas e a naturalidade com tudo o que compartilha .Luz e paz !

    Reply
    • 24 de maio de 2016 at 00:33
      Permalink

      Obrigada Luceregia pelo seu carinho. Muito feliz em receber mensagens de pessoas que me acompanham desde o inicio desta trajetoria. vocês me ajudam também a me manter firme nesta caminhada. Muita saúde para vc. Grande abraço. Laura

      Reply
  • 21 de fevereiro de 2016 at 12:25
    Permalink

    Oi Laura! Não lembro como descobri você, só sei que, na sincronicidade, o marido de uma querida amiga com quem formei em Yoga consultava com você no Rio, e ela me emprestou um livro seu sem saber que eu já te admirava! Muita gratidão por você dividir tanto ensinamento de vida! Um forte abraço, mingau na panela, para um domingo de mudanças…

    Reply
  • 21 de dezembro de 2015 at 16:38
    Permalink

    o açafrão da receita pode ser substituído por açafrão da terra?
    gostei da ideia de cozinhar o mingau com água!
    é legal porque é versátil: pode fazer fazer com água, leite de coco, colocar umas amêndoas em cima…. delícia de receita!
    beijos,
    erica

    Reply
    • 23 de dezembro de 2015 at 11:07
      Permalink

      OI Erica. Obrigada pelo contato e fico feliz que tenha gostado.
      o pistilo de acafrao nao é a mesma coisa que açafrão da terra. tem dois posts no blog sobre os dois. dá uma conferida. bio

      Reply
  • 7 de dezembro de 2015 at 19:24
    Permalink

    Ola,
    Caru comentou de voce ! Pois te vi no programa da Bela ! Muito bom!!!
    Vou te acompanhar para aprender mais receitas saudaveis!
    Namaste
    Ana

    Reply
  • 30 de novembro de 2015 at 15:14
    Permalink

    amoooo mingau de aveia de preferencia com leite de coco.

    qual seria cafe da manha ideal p quem tem hipoglicemia reativa , gostaria de dicas
    aa respseito.
    obrigada beijos

    Reply
  • 29 de novembro de 2015 at 23:22
    Permalink

    Amo Ayurvédica !Filosofia,receituários…Gostaria de aprofundar conhecimentos. Li seu livro ” O Sabor da Harmonia” e além de informações encontrei mensagens de esperança e otimismo .Que bom saber que temos melhores opções que estas que aí estão colocadas !!!

    Reply
  • 25 de novembro de 2015 at 14:07
    Permalink

    Oi, Laura! Adoro o seu blog e as receitas! Eu queria a receita da panqueca de aveia e o que vc indica pra quem faz musculação de manhã? O mingau também?
    Obrigada. Bjos.

    Reply
  • 25 de novembro de 2015 at 12:33
    Permalink

    Ótima receita! Vou experimentar logo! Obrigadooooo!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>