Preparo do feijão !!! Como armazenar, cozinhar, temperar…

116

 

Por incrível que pareça esta é umas principais duvidas durante as aulas de culinária, e uma das preparações chave para nossas refeições diárias.

O consumo das leguminosas (lentilhas, feijões, grão de bico) , segundo a Ayurveda, é de extrema importância para o nosso sistema para ajudar na regeneração dos nossos tecidos, principalmente musculares e ósseo.

Quanto mais os estudos científicos modernos evoluem mais próximos eles chegam da sabedoria milenar, e do conhecimento sábio de nossas avós, pais, tios, bisavós…

O bom e saudável arroz, feijão (sem bacon, linguiça), folhas amargas, laranja, farofa e legumes, e  tão popular na nossa cultura brasileira é uma refeição muito completa até mesmo nos princípios básicos da Ayurveda.

Não significa que para tratarmos nosso distúrbios e usarmos os alimentos como remédio temos que ter uma alimentação indiana, simplesmente porque Ayurveda vem da India. Significa sim que usaremos os ingredientes frescos e que adquirimos, e são plantados, produzidos em nossa região, principalmente respeitando os ciclos na natureza.

Na ultima semana aqui na feira orgânica perto da minha casa, consegui esse feijão carioca,  sem uso de agrotóxicos e com um sabor delicioso.  Costumo comprar em pouca quantidade, para que evite estragar, e também desta forma, priorizo os grãos mais frequentes  de cada estação.

Logo que cheguei da feira, imediatamente antes de guarda-lo em um recipiente de vidro e bem vedado , derramei em cima de uma mesa para separar as pedrinhas e feijões meio estranhos (que descartei) e desta forma facilitar o meu preparo rápido durante a semana.

Para o preparo propriamente dito deixo o feijão de molho de um dia para o outro (cerca de 10 horas).  Como cozinho apenas para mim, 1/3 xícara de feijão por dia já é suficiente, assim evito desperdício e ainda evito comer além do que necessito.

Apos deixar de molho é só escorrer a água e colocar o feijão, junto com 2 folhas de louro, e mais água, numa panela normal (sem pressão  – pois desta forma evitamos o cozimento excessivo dos grãos, e diminuímos a produção de gases no nosso organismo) e é deixar cozinhar até começar a ficar bem macio,e isso não leva mais do que 30 minutos.

Em outra panela, faço um refogado com as especiarias que sinto boas para aquele momento e podem variar, mas tenho uma preferencia, pelos ingredientes da receita que estão mais abaixo.  Adiciono este refogado aos grãos e deixo cozinhar por mais 5 a 10 minutos. Desligo o fogo,  adiciono sal, as ervas frescas e sirvo em seguida.

Se você é uma pessoa que tem o corpo muito seco, perde peso com facilidade e esta sob influencia de um clima seco, o ideal é que o feijão fique com um caldo mais espesso.  Mas caso você esteja com retenção de líquidos, precisando perder peso e ainda exposto a um  clima úmido sugiro que você consuma este feijão mais sequinho, sem caldo, e sinta-se mais a vontade para deixar ele bem mais picante a fim de ajudar na eliminação dos tecidos acumulados e estagnados no seu corpo.

Saúde e equilibrio a todos.

 

 

Feijão carioca

Ingredientes para 2 pessoas –  (mas pode variar eles também ) – se voce for uma pessoa que sente muito calor, que anda com muita raiva e impaciência aconselho não usar muita pimenta e também NÃO use o alho, mas  abuse do coentro fresco e em sementes. :)

1/2 xic de feijão

2 folhas de louro.

1 cebola picadinha

1 dente de alho picadinho

1 pitada de curcuma (açafrão da terra)

1 pitada de cominho em pó

1 colher de sobremesa de coentro fresco ou salsa e cebolinha picadinha  (adicione somente no final)

sal a gosto

1/2 colher de chá de óleo de girassol

1 pitada de pimenta caiena (ou pimenta calabresa ou páprica picante)

 

como fazer o refogado:

Esquente o óleo na panela e adicione o alho e em seguida a cebola. Refogue bem, coloque os temperos em pó, desligue o fogo e misture ao feijão ja cozido.  Cozinhe junto com o feijão por mais 5 a 10 minutos, desligue o fogo, adicione o sal e as ervas frescas e sirva morno.

24 impressões sobre “Preparo do feijão !!! Como armazenar, cozinhar, temperar…

  • 13 de setembro de 2016 at 19:58
    Permalink

    Gostaria de acompanhar suas publicaçoes, podem cadastrar meu email?

    Reply
    • 18 de outubro de 2016 at 01:06
      Permalink

      Oi Joana.
      obrigada pelo contato e interesse. na barra lateral do site tem a opcao para se inscrever nas postagens. É so cadastrar seu e-mail e depois confirmar assim que receber uma notificação. saude para você

      Reply
  • Pingback: Azuki for Dragons – Marmitinhas

  • 4 de março de 2016 at 19:42
    Permalink

    Na alimentação ayurveda podemos comer cogumelos? Por favor informa? Obrigada.. Portugal…. <3

    Reply
    • 24 de março de 2016 at 16:54
      Permalink

      Obrigada pelo contato. Podemos sim. Tudo que vem natureza tem uma utilidade e pode ser consumido. mas tudo depende de quem, qual a capacidade digestiva, se tem algum distúrbio ou não. cogumelos tem energia tamasica, portanto observe bem quando comer e como preparar. Boa sorte. Muita saúde

      Reply
  • 17 de fevereiro de 2016 at 22:33
    Permalink

    Oi Laura, gostaria de saber qual o feijão que contém a maior quantidade de ferro.
    Grata

    Reply
    • 19 de fevereiro de 2016 at 10:48
      Permalink

      OI simone. Eu não tenho a menor ideia sobre quantidades de ferro, vitaminas A, B,
      Ayurveda não se preocupa em categorizar alimentos desta maneira. Infelizmente não posso te ajudar com a informação certa sobre isso.
      Saude e paz. Bio

      Reply
    • 14 de março de 2016 at 15:06
      Permalink

      Oi, simone.

      Até onde eu sei, o feijão Azuki é o com maior concentração de ferro. Eu sempre compro, apesar de o preço ser um pouco mais salgado. Mas vale a pena, eu o acho bem saboroso!
      Paz.

      Reply
  • 27 de dezembro de 2015 at 17:52
    Permalink

    Assisti você no programa Bela Cozinha e me interessou muito alguma explicações que vc e a Bela deram sobre a alimentação ayuverda e seus benefícios para a saúde. Quero saber mais!

    Reply
  • 12 de dezembro de 2015 at 11:28
    Permalink

    Gostaria de receber informações sobre cursos de Culinària,livros e dicas diversas.
    Desde já agradeço
    Rogerio

    Reply
  • 22 de novembro de 2015 at 03:33
    Permalink

    Bom dia!

    Vejo que você menciona o óleo de girassol. Eu uso o de soja orgânico. Não conheço o de girassol orgânico. Existe ou você usa o comum?

    Grata,
    Andréa

    Reply
    • 24 de novembro de 2015 at 09:43
      Permalink

      OI Andrea, uso óleo de girassol prensado a frio, nunca óleo refinado.
      se vc conseguir óleo de soja organico pode usar sim.
      Abraços
      Laura

      Reply
      • 16 de dezembro de 2015 at 13:53
        Permalink

        Laura,

        Porque só óleo prensado a frio e não o refinado? Nunca pensei nisso! rs Já fico muito grata pela sua atenção! Bjs

        Reply
        • 23 de dezembro de 2015 at 11:12
          Permalink

          Ana,
          Oleo refinado passa por processo de refinamento químico e o olho prensado a frio não. Quanto menos processos os alimentos passarem na industria, principalmente adicionando substancias, devemos evitar ao máximo na nossa rotina diária. Obrigada pelo contato e interesse. Bio

          Reply
          • 19 de fevereiro de 2016 at 17:18
            Permalink

            Inteiramente assimilado. Gratíssima pela sua gentileza. Que você colha muitos frutos bons em sua vida!

  • 16 de novembro de 2015 at 21:49
    Permalink

    Adoro feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, mas eles geram muitos gases o que me cria situações as vezes complicadas. Em casa já proibi os grãos no verão, pois parece (pelo teu questionário) que sou Pita-Vata. Sinto-me bastante cansada a partir do meio=dia. Me surprendeu a sugestão de não cozinhar os grãos em panela de pressão. Alguma restrição para panela de vidro? Obrigada pelas dicas, Vou experimentá-las, e se tiveres outras, serão muito bem vindas.

    Reply
  • 10 de novembro de 2015 at 19:01
    Permalink

    Laura, teus ensinamentos tem me inspirado na cozinha. Agora com mais prazer, cuidado, e sabor! Estou adorando esta mudança nas nossas vidas.

    Reply
  • 10 de novembro de 2015 at 17:19
    Permalink

    Gostaria de me cadastrar para receber novidades e programação de cursos.

    Reply
  • 10 de novembro de 2015 at 17:04
    Permalink

    Laura, eu costumo fazer todo o feijão e congelar em potinhos de plástico. Como a Ayurveda vê esse hábito de congelar os alimentos?

    Reply
    • 17 de novembro de 2015 at 19:15
      Permalink

      Andreia, Em Ayurveda nao recomendados congelar nenhum alimento. para manter nossa saúde equilibrada a comida deve ser fresca e preparada diariamente.
      Obrigada pelo contato. saúde

      Reply
    • 17 de novembro de 2015 at 19:15
      Permalink

      Andreia, Em Ayurveda nao recomendamos congelar nenhum alimento. para manter nossa saúde equilibrada a comida deve ser fresca e preparada diariamente.
      Obrigada pelo contato. saúde

      Reply
  • 10 de novembro de 2015 at 13:27
    Permalink

    Já vou fazer o feijão desta semana de acordo com esta receita! Amo feijão =) Obrigada, Laura.

    Reply
  • 10 de novembro de 2015 at 11:09
    Permalink

    Amei a dica! Já não uso carne no feijão há tempos! Mas o bom mesmo, o mistério da boa comida, não está unicamente no sabor, e sim na combinação ideal dos ingredientes. A do rei!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>