Viagens – Como se cuidar durante o voo.

IMG_0516

Continuando nosso assunto viagens…

Fico feliz em ver tanta gente interessada e querendo saber mais como a Ayurveda pode ajudar a manter nossa saúde equilibrada.  Obrigada por tantas mensagens.

Então aqui continuo as dicas.

Boa viagem,  muita saúde e auto- conhecimento !

:)

O ambiente dentro de um avião é extremamente seco e desidratante.  Assim, a ingestão adequada de líquidos é essencial.

Muitas pessoas escolhem beber água fria ou bebidas alcoólicas mas isso tende a piorar e contribuir para maiores efeitos de jet lag e má digestão, nos dias ou semanas seguintes da chegada ao seu destino.

A água fria é o inimigo do seu fogo digestivo, chamado Agni em sânscrito. Nossa digestão já será comprometida pela viagem, fuso horário, e se ainda ingerimos bebidas geladas o corpo será resfriado como um todo e desestabilizará o Dosha Vata ainda mais.

Além disso, a temperatura dentro de voo longos é geralmente muito fria, e seu corpo precisa trabalhar duro para mante-lo aquecido.

Então, por que você vai contribuir para o seu estado piorar?

Em Ayurveda aprendemos que temos sempre que facilitar e apaziguar nossas funções, e neste momento ja temos um fator externo contrario a nossa natureza.

A melhor opção é beber água morna ou chás que em voos longos estão sempre disponíveis. Eu sempre carrego na minha mala de mão algumas opções de chás, principalmente gengibre em pó ou um pedaço de gengibre fresco. Pois alem do gengibre fresco, melhorar meu Agni, esquentar o corpo, ele é um poderoso antiinflamatório, ajuda a melhorar a imunidade do corpo e ajuda a manter meu apetite mais equilibrado.

Se você acha que é demais  carregar gengibre fresco, leve então algum chá de erva-doce, menta, hortelã, ou capim-limão em saquinhos que possa preparar um chá durante o voo.

Proteja seus Órgãos dos Sentidos

É por meio dos sentidos que percebemos nosso mundo. Ayurveda ensina que ter órgãos dos sentidos equilibrados é sinal de saúde.

Para os olhos, evite assistir filmes excessivamente, pois isso coloca grande pressão sobre os olhos. A diferença de altitude já coloca pressão sobre todos os órgãos, então, de algumas pausas para seus olhos.

Se você não consegue dormir, simplesmente tente manter os olhos fechados, fazendo respirações longas, profundas.

Eu particularmente não consigo dormir nos voos, e levo comigo algodão, e um pouco de água de rosas, que coloco sobre os olhos e depois coloco uma mascara nos olhos, por cerca de 10 a 15 minutos, que além de acalmar os olhos, reduz a vermelhidão e irritabilidade gerada pelo ar seco e pela pressão .

Os ouvidos, estão diretamente conectados com o Dosha Vata, e por isso tão importante protege-los durante o voo. O ideal é cobrir a cabeça e os ouvidos com um pano ou um gorro, pois desta forma você mantém mais protegida e aquecida esta parte do corpo.

A pele é outra parte do corpo que sofre bastante durante o voo, e para isso nada melhor que fazer aquela preparação que falei nos post anterior, e durante o voo também aplicar óleo de gergelim ou semente de uva na pele, principalmente nos braços, mãos, rosto e sola dos pés.

 

E agora alguém vai se perguntar, ou me perguntar… Mas posso carregar óleos, comida, água de rosas, gengibre fresco, comida  para dentro do avião?

Por razões de segurança, as normas internacionais determinam quais os itens que não são permitidos no transporte aéreo.

As normas  podem variar dependendo da companhia aérea e do país para o qual se viaja e além disso os  agentes de segurança do aeroporto têm o direito de solicitar a remoção de quaisquer itens da nossa bagagem.   Alguns países proíbem o transporte de produtos alimentares não industrializados e frescos no seu território, mas eu particularmente nunca tive nenhum problema.

As regras dizem que podemos carregar líquidos, cremes em frascos de até 100ml, e é desta forma que os carrego. (http://www2.anac.gov.br/dicasanac/pdf/novo/anac_panfleto_bagagem.pdf)

Comida nós podemos sim embarcar no avião, mas nem sempre podemos entrar num país com produtos não industrializados.  E por isso, levo apenas a quantidade de comida necessária para o voo a ser feito,, como frutas, legumes cozidos tudo corretamente armazenado em marmitas.

Na próxima semana trago mais dicas…

Saúde e paz a todos

Uma impressão sobre “Viagens – Como se cuidar durante o voo.

  • 16 de julho de 2015 at 10:01
    Permalink

    Obrigada pelas dicas ! Algumas, intuitivamente, eu já fazia, mas alimentação eu não consigo levar!!! Procuro me adaptar ao que oferecem . Meu receio de optar por alimentação vegetariana consiste em alguns pontos : sabor, quantidade de pimenta e digestibilidade. Uma ocasião optei por vegetariana e parecia que eu estava em um hospital , de tão ruim !!! Traumatizei! Me diga o que escolher pois ayurvédica não tem!!! Bjs

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>