
Qualquer tipo de viagem, segundo a Ayurveda tem a tendência e desestabilizar as três forças que regem o nosso corpo, chamados de Doshas em sânscrito.
Quando saímos do nosso bio-ritmo, de uma rotina diária consistente, e passamos a ter mudanças bruscas de atividades, clima, altitude, o nosso corpo e a nosso mente se sentem desestabilizados e se não tivermos um cuidado intenso isso pode acumular, agravar e contribuir para o surgimento ou agravamento de patologias.
O dosha mais afetado pela viagem é o dosha Vata, porque Vata, sendo leve e mutável por natureza, é aumentado pelo movimento excessivo, pela instabilidade, pela falta de ritmo.
Isto é especialmente intenso quando viajamos de avião. Durante as viagens aéreas, estamos totalmente desconectados do elemento terra, que ajuda a gerar estabilidade, e isto pode ter um efeito negativo imediato sobre Vata.
Para isso precisamos de um planejamento e um cuidado antes, durante e depois de viagens. sejam elas curtas ou longas.
Este ano, particularmente eu tenho viajado bastante, e quase não tenho ficado em um mesmo lugar por muitos dias.
Para que isso não desestabiliza demais minha saúde, eu tomo vários cuidados, que vão desde a alimentação, ate oleação mais intensa, colocar o pé na terra, e ficar em silencio… de verdade, sem telefone, sem internet, sem mensagens, sem falar com absolutamente ninguém, por 1 ou 2 dias depois de algum voo mais longo.
Precisamos abrir mão de algumas coisas para alcançarmos outras… então… eu fiz algumas escolhas neste momento… e feliz por cada uma delas… mas alguns cuidados são necessários, afim de manter a minha saúde com mais estabilidade.
Portanto, é preciso mantermos essa consciência e tomar precauções para que a viagem seja mais suave, e Vata permaneça mais estável nos dias seguintes o vôo…
Seguem algumas primeiras dicas… e nos próximos posts falarei mais a respeito…
Saúde e paz a todos…
1- Cuidados antes da viagem..
Nas semanas que antecedem o voo, certifico-me de fazer todo o possível para estar num ambiente, numa rotina mais estável. Em Ayurveda, isto significa doshas mais equilibrados. Para equilibrar os doshas requer viver consciente, seguindo uma rotina diária que harmoniza corpo, a mente e os sentidos. Tendo uma dieta que promove a digestão saudável e tecidos vitais saudáveis, uma pratica constante de exercícios físicos e pranayamas. Momentos de silencio, meditação e relaxamento. Dar pausas para si mesmo.
2. Auto Massagem antes do voo
Vata dosha, o princípio mais facilmente perturbado pelas viagens, é leve, frio e seco na natureza. Para pacificar Vata, o melhor habito é a auto massagem diária com óleo morno. Eu costumo usar óleo de gergelim medicado ou puro, ou óleo de semente de uva com óleo essencial lavanda. Mas se você for uma pessoa muito quente, pode optar por usar óleo de coco.
Se você não tem o habito de fazer auto-massagem diária, pelo menos 2 a 3 dias antes do voo, crie o hábito. Massageando o corpo , inclusive e principalmente o topo da cabeça, com óleo morno e depois removendo no banho morno. é bom permanecer com o óleo cerca de 20 minutos pelo menos. Eu costumo deitar, e aproveitar respirar, respirar tranquilamente.
SE você não conseguir fazer nesses 3 dias, pelo menos, antes de sair de casa, faça uma massagem na sola dos pés, nas mãos e no topo da cabeça com bastante óleo. Relaxe por cerca de 15 minutos e depois tome um banhe morno.
3. Coma alimentos leves em pequenas porções
A nossa digestão fica mais sensível durante a viagem, especialmente viagens com diferentes fusos horários. Muitas vezes em aviões, a comida será servida em relação ao fuso horário do seu destino final e isso “confunde" nosso corpo.
No entanto, o relógio interno do corpo não se ajusta rapidamente. Se você não está com fome, não coma. Se você comer simplesmente porque o alimento é oferecido, você vai acabar criando mais toxinas pois o seu corpo não esta apto a metabolizar esse alimento. (E, claro, estou falando ainda de comida que levamos na marmita, se comer a comida do avião!!!! aí então, nem se fala!! a digestão piora ainda mais e o seu corpo tende a sofrer)
Melhor é honrar a sabedoria do seu corpo. Leve com você lanches leves, como frutas, amêndoas, ou legumes cozidos ou assados. E beba, beba muita água durante o voo.
Seu corpo já está tendo que fazer muitos ajustes no novo ambiente, se você criar toxinas internas devido a escolhas de dieta e hábitos alimentares ruins, pode ser demais para os doshas de manusear, e aí as convencias do jet lag serão ainda maiores, e alguns distúrbios que você ja apresentam tenderão a piorar.
Nos próximos dias trago mais dicas para voces de como se preparar e evitar os disturbios influenciados pelas viagens.
Saúde e paz a todos