
A árvore da canela é a responsável por nos fornecer este maravilhoso condimento. É uma árvore perene, originária do Sri Lanka, da Birmânia e da Índia e conhecida há milênios.
Aqui no Brasil, muitas receitas, principalmente doces, tem esta aromática e terapêutica especiaria como um dos seus ingredientes. Na Índia ela é mais comum nas preparações com arroz ou com legumes e vegetais.
Possui um sabor intenso e importantes propriedades terapêuticas.
É frequentemente usada em preparações e medicamentos ayurvédicos.
Tem sabor picante e doce e virya quente. É excelente para pacificar Kapha e bom para equilibrar Vata. Os indivíduos que precisam equilibrar Pitta também pode consumir canela, mas em quantidades um pouco menores.
Em ayurveda, a canela é usada para equilibrar a digestão e para pacificar distúrbios do estômago, ajuda na melhor absorção, e eliminação. Auxilia também na remoção as toxinas do corpo e melhora a circulação através do fortalecimento do coração e dos rins.
Além disso, a canela pode ser utilizada como auxiliar no tratamento de doenças respiratórias e sinusites, bronquite e gripe. É ao mesmo tempo um expectorante e um descongestionante. Combinada com outras ervas que aquecem como gengibre e pimenta do reino, pode ser fervida com água para aliviar o desconforto dos resfriados.
No meu café da manhã ela não pode faltar, principalmente quando preparo mingau. Costumo comprar a canela em pau e triturar em casa num moedor de café elétrico, pois assim tenho certeza que o pó esta puro, e desta forma, ainda estimulo ainda mais meus sentidos com o aroma espalhando pela casa.
Aqui no Brasil ainda não vi a canela em pau orgânica para vender, apenas em pó, e pode ser encontrada em várias lojas de produtos naturais.
Costumo armazenar a canela sempre em potes de vidros bem vedados e protegidos da luz. E para que as especiarias não percam ou reduzam seu sabor, aroma e propriedades terapeuticas o ideal é sempre comprar em poucas quantidades e armazenar no máximo por 3 a 6 meses.
Hoje, por exemplo, este foi meu café da manhã:
Chá de capim-limao com gengibre fresco e cardamomo em pó
e um mingau com leite de coco e canela para fortalecer e acalmar meu sistema.
Receita Mingau de leite de coco com canela
2 colheres de sopa de aveia em flocos
2 colheres de sopa de quinoa em flocos
1 copo de leite de coco caseiro
1 colher de sopa de acucar demerara
1 colher de chá de canela em pó.
1 cardamomo
Em uma panela ja no fogo, coloquei o cardamomo e deixei por cerca de no max 1 minuto, apenas para "acordar"a especiaria, e depois adicionei a aveia, quinoa, acúcar e leite de coco e deixei cozinhar até ficar bem cremoso. Desliga o fogo e adiciona a canela em pó. Bom apetite e lembre-se de consumir morninho.
Saúde…