
Um pequeno mas poderoso grão..
desconhecido para muitos… remédio para outros…
Posso dizer que desde o dia que conheci esse pequeno e delicado grão, ele nunca mais saiu da minha cozinha..
Nao é um grão de fácil acesso… e simplesmente eu não entendo o porquê.
Se o grão germinado é tão facilmente encontrado, principalmente aqui no Rio e São Paulo, porque o grão de feijão moyashi é tão mais difícil? Em lojas de produtos japoneses eles estão sempre por lá. Na culinária chinesa, japonesa e indiana o grão de feijão moyashi é usado para fazer sopas, kichadi, fermentados e até mesmo doces. O feijão Moyashi, ou feijão Mongo, ou Mung têm uma longa história de uso medicinal e alimentar em toda a Ásia, e vem aos poucos ganhando popularidade no Ocidente. No Brasil ele é mais conhecido em forma de broto, e fica armazenado na geladeira dos supermercados. No meu livro O Sabor da Harmonia tem até uma receitinha super gostosa com o broto. A sopa de feijão moyashi é considerada pela Ayurveda um restaurador para aqueles que estão se recuperando de alguma doença. Literalmente é o equivalente vegetariano da famosa ‘“canja de galinha “ que nossas mães ou avós faziam quando estávamos acamados. Alguma avó, ou mãe ainda faz para seus filhos e netos que estão doentinhos?? Segundo a nutrição moderna o feijão moyashi é rico em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C e do complexo B, o broto de feijão tem propriedades antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.Para a Ayurveda vai muito além disso… até porque senão tivermos uma boa digestão, absorção dos alimentos não nos beneficiaremos das propriedades terapêuticas deste delicado grão.Tensão, toxinas ambientais, mudanças sazonais adversas, doenças, viagens prolongadas, excesso de trabalho, atividades irregulares podem deixar sua digestão em um estado enfraquecido. Um simples kitchari (tem a receita aqui no blog) feito com feijão moyashi pode melhorar a sua digestão, bem como ajudar a equilibrar seu corpo, e você possa se sentir mais leve e saudável. Ele tem o sabor adstringente predominantemente, é fácil de digerir e não gera gases como os outros feijões. Alem disso, a sopa de feijão moyashi pode ajudar a fortalecer seu corpo, e melhorar a absorção, principalmente depois de um surto de intoxicação alimentar. há diversas formas de consumir o moyashi. No Kichadi, com legumes, ou apenas com especiarias, cebola, gengibre. O broto pode ser consumido cru ou rapidamente cozido. Segue a receita da sopa terapêutica, para você fazer quando estiver debilitado, com fezes irregulares, dores de estômago, precisando se fortalecer ou desintoxicar o corpo, e pode ser consumida em uma das refeições do dia.
Receita de sopa terapêutica de Feijão Moyashi (Podemos chamar de nossa Canja Vegetariana) :)1/2 xic de feijão moyashi que ficou “despertando” de um dia para o outro (cerca de 10 horas). (deixe os grãos de molho em 1/2 xic de água) - Quando vc for checa-los eles estarão brotando suavemente. 10 xícaras de agua 1 colher de cafezinho de cominho em pó 1 colher de cafezinho de curcuma em pó sal de rocha a gosto 1 colher de cafezinho de ghee
Cozinhe o feijão na água, até ele começar a desmanchar. desligue o fogo, bata no liquidificador. Leve ao fogo novamente para esquentar. Adicione os demais ingredientes e sirva morno.